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  • Abr

    02

    2019

WhatsApp Business - Versão para Empresas

WhatsApp se tornou uma ferramenta indispensável para alguns comerciantes e empreendedores. Realizar vendas, prospectar clientes e agendar serviços e reuniões são apenas alguns dos usos do aplicativo.

Teddy’s, e-commerce que vende artigos para festa, é um bom exemplo desse fenômeno. Desde que a empresa foi fundada, há cerca de um ano, o WhatsApp faz parte dos canais de venda.

“Além de ajudar a tirar dúvidas sobre frete e prazos de entrega, aproveitamos o contato por WhatsApp para oferecer outros produtos para compor uma mesa de festa”, afirma Tuane Moraes, fundadora do Teddy’s. “Usamos o aplicativo para mandar os boletos de pagamento ou passar os dados para o depósito bancário.”

Além disso, Tuane também utiliza a ferramenta para realizar o pós-venda e garantir que o cliente recebeu e gostou dos produtos.

Um dos principais benefícios é a rapidez da comunicação. Hoje, 30% das vendas do Teddy’s são feitas pelo aplicativo.  

De olho nesse potencial tanto para pequenas empresas quanto para grandes negócios, o WhatsApp (aplicativo comprado pelo Facebook em 2014) decidiu criar uma atualização para atender especificamente aos negócios.  

A empresa acredita que hoje a comunicação entre as empresas e consumidores é feita de forma rudimentar. As novas ferramentas devem tornar essa comunicação mais oficial e segura. 

Fonte: Diário do Comércio

Conheça os recursos do WhatsApp Business:

1. Perfis Empresariais: agora é possível criar o perfil empresarial com informações úteis para o cliente, como descrição do negócio, e-mail, endereço e website.

2. Ferramenta de Mensagens: a habilitação de respostas automáticas para dúvidas e reclamações está entre as principais novas funcionalidades do aplicativo. O WhatsApp Business promete salvar tempo e agilizar a troca de mensagens com clientes com a ferramenta de mensagens smart – respostas rápidas para dúvidas frequentes, mensagens de saudações que apresentam o cliente ao negócio e mensagens de ausência, que permitem que o cliente saiba quando você está ocupado ou indisponível.

3. Estatísticas de Mensagens: talvez essa seja uma das funcionalidades mais legais do WhatsApp Business. O app possibilita o acesso a algumas métricas de interações com os clientes, o que ajuda muito na hora de monitorar a efetividade de ações de marketing e relacionamento com o consumidor. As estatísticas do aplicativo mostram quantas mensagens foram recebidas e quantas foram enviadas, entregues e lidas, ajudando a avaliar o que está ou não funcionando na comunicação com o consumidor. O WhatsApp Business promete oferecer estatísticas mais aprofundadas no futuro, recurso esse que provavelmente será pago.

4. WhatsApp Web: a funcionalidade de receber e enviar mensagens pelo desktop permanece no WhatsApp Business.  

5. Tipo de Conta: esse recurso permite que as pessoas saibam que estão falando com um negócio, pois a conta estará listada como Business Account, ou Conta Comercial. Ao longo do tempo, algumas contas serão listadas como Contas Confirmadas, desde que seja confirmado que o número de telefone da conta corresponde ao número de telefone da empresa.

O WhatsApp Business por enquanto está disponível apenas para Android, e empresas podem baixar o app gratuitamente pelo Google Play e preencher o cadastro de negócio – sem ser necessário confirmar o CNPJ.

Pessoas físicas podem seguir utilizando o WhatsApp normalmente, sem ser necessário baixar o WhatsApp Business, pois poderão continuar contatando as empresas que desejarem pela versão normal do aplicativo. Além disso, o usuário continuará a ter controle total sobre as mensagens que recebe, com a capacidade de bloquear e reportar spam de qualquer número, incluindo negócios.