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  • Dez

    05

    2019

Vendas: 13 erros para evitar neste fim de ano

Quer vender bem no Natal e continuar com bom desempenho em qualquer outro mês do ano? Então, leve em conta esses 13 erros que são muito comuns no varejo.

Veja as recomendações da ACE Holambra e reflita se sua empresa está praticando e repetindo esses equívocos que são muito fáceis de acontecer. E, lembre-se: somente com informação e planejamento é possível programar ações que resultem em aumento de vendas.

 

Erro 1 – Não planejar

Quem não planeja, não sabe para onde vai, nem para onde quer ir. Já é dezembro, mas antes planejar agora do que nunca. Analise o histórico de vendas do ano passado, suas contas e quanto você gostaria de vender em 2019. O mais importante: planeje como você fará para atingir esse resultado.

 

Erro 2 – Não solucionar o problema do cliente

Cliente = vendas. Simples assim? Então, sua empresa vai perder muitas vendas, infelizmente. Agregue nessa equação: quanto mais minha empresa atender o que o cliente precisa, resolvendo sua necessidade/problema, mais vou vender (e mais vezes, o consumidor vai voltar).

Sua equipe de vendas precisa ter a EMPATIA em mente. Mais do que um bom produto ou serviço, o que cliente quer ser compreendido. Depois de feito isso, você pode até oferecer outros produtos e serviços. Mas, primeiro, resolva a demanda do cliente.

 

Erro 3 – Tratar clientes como adversários

O que fideliza pessoas? Os produtos que você vende? De jeito nenhum! Fidelização é relacionamento! Mesmo que um cliente seja duro de negociar ou chato, ou agressivo, nunca se esqueça de que você é o profissional. Então, é você quem escolhe como vai reagir a qualquer situação.

 

Erro 4 – Perder a linha de partida e não estimular compras antecipadas

Quem vende antes, vende com mais tranquilidade e sai na frente da concorrência. Não deixe para investir em divulgação e criação de atrativos só na semana do Natal. Se o cliente já está na sua loja, porque não ajudá-lo a comprar produtos para dar de presente, por exemplo? Experimente perguntar: “posso ajudar você a escolher outro presente?”.

 

Erro 5 – Não criar campanhas internas para incentivar as vendas

Se você é gerente ou coordenador de uma equipe comercial, sabe que é muito importante criar estímulos para os vendedores baterem a meta. Faça promoções por linha de produtos, por faturamento e/ou lucratividade da sua empresa!

 

Erro 6 – Apressar a venda

Prospecção, abordagem, levantamento de necessidades, proposta de valor, negociação, fechamento e pós-venda. Esses são os 7 passos das vendas, pode analisar. O bom vendedor entende esse processo e não apressa a venda. Saltar para o fim e tentar fechar a venda de qualquer jeito é sinal de amadorismo e geralmente uma garantia de irritar o cliente.

 

Erro 7 – Deixar de cadastrar clientes novos

Cadastro é dinheiro! Cadastre todos os clientes que você puder. Com os contatos registrados, sua loja poderá estabelecer uma comunicação com o consumidor, enviando suas propagandas futuras. Mais do que isso: se o seu cadastro filtrar por histórico de compras, você enviará divulgação específica, de acordo com as preferências do consumidor. É venda certa!

 

Erro 8 – Despreparo para o fluxo de clientes

Os clientes virão e isso aumentará o fluxo de clientes na empresa. Você está preparado para receber os consumidores? Estoque, vendedores, embalagem e pessoal do caixa? Não faça o cliente perder tempo principalmente no caixa e nas embalagens.

 

Erro 9 – Deixar a divulgação para última hora e acabar não divulgando nunca

Usar as redes sociais é fundamental para avisar os clientes sobre as novidades da sua empresa e, principalmente, para reforçar que eles devem procurar você. Use as redes sociais para mostrar dicas, produtos, a decoração da loja, formas de pagamento, horário de funcionamento, parcelamento e novidades: mantenha-se em contato com os clientes. As mídias sociais são novas, mas aquela frase antiga continua em alta: quem não é visto, não é lembrado!

 

Erro 10 – Não utilizar o email-marketing para vender mais

Mesmo com redes sociais, muitos clientes continuam a usar e-mails. Aposte no e-mail marketing sim para mandar ofertas e convidar o cliente para sua empresa. Liste um mix de produtos com fotos e envie para os e-mails cadastrados. Uma mídia não exclui a outra: use de redes sociais, WhatsApp e e-mail marketing.

 

Erro 11 – Não investir em combos e embalagens bonitas

Facilite as vendas para os clientes apressados: deixe kits/combos prontos, em belas embalagens de Natal. Associe produtos que harmonizem. Também é uma forma de movimentar os produtos menos visados, agregando esses itens com produtos muito procurados.

 

Erro 12 – Não comparar

Será que esse Natal foi bom? Compare e saiba. Analise as vendas de 2019 com as de 2018. Meta atingida = caminho certo. Metas não atingidas = veja o que deu errado e faça os ajustes urgentemente.

 

Erro 13 – Esquecer o pós-venda

Vendeu no fim do ano? Agradeça o cliente em janeiro! Mande mensagem agradecendo pela visita, pela preferência e desejando um bom ano a ele. Utilize os contatos registrados no banco de dados.

Convide-o a voltar: para isso, você pode oferecer um desconto, brinde ou parcelamento especial na primeira compra de janeiro.

Boas vendas!