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  • Abr

    05

    2022

PÁSCOA: PARA AS EMPRESAS, MUITO ALÉM DO CHOCOLATE

As datas comerciais são decisivas, principalmente no varejo. Mas, todas as empresas, independentemente do setor em que atua, pode se beneficiar com datas especiais, seja comercial ou institucionalmente.

É o que garante o consultor Adriano Pedro Bom, entrevistado pela ACE Holambra para falar do tema. “Há muito o que se possa fazer em datas comemorativas, mesmo para empresas que não têm produtos relacionados à ocasião. Isso é possível, porque nesses momentos a população está naturalmente mais atenta às notícias e novidades relacionadas à data especial. Basta, então, estabelecer uma estratégia que faça uma conexão entre aquilo que se comemora e os produtos ou marca da empresa”, ensino Pedro Bom, que é mentor empresarial, especialista em marketing e em Vendas B2B e B2C.

 

O que uma loja de produtos para piscinas tem a ver com a Páscoa?

Aparentemente, nada! “O importante é que toda ação esteja vinculada a um objetivo que a empresa deseje alcançar com a campanha”, afirma Adriano Pedro Bom. “Imaginemos que a loja que comercialize artigos para manutenção e limpeza de piscinas tenha por objetivo tornar a empresa mais conhecida. A empresa pode fazer algo que chame a atenção positivamente, de forma criativa, original. Imagine que os proprietários comprem um ovo da páscoa gigante para sortear entre os clientes que realizarem compras até a data da Páscoa, e o deixem exposto, em destaque, em um ponto estratégico da loja”, exemplifica. “Só a presença do ovo gigante na loja já chamará a atenção. Provavelmente os, clientes tirarão selfies com o ovo, postarão nas redes sociais, comentarão com os amigos e, assim por diante. Já o sorteio será um novo momento para viralização da notícia, com mais fotos com o ganhador, inclusive”.

 

De acordo com Adriano Pedro Bom, usar datas temáticas funciona tanto no varejo quanto em outros setores, como na área serviços. “Esse setor, inclusive, tem uma particularidade muito positiva: em geral, há contato e interação entre o prestador de serviço e o cliente. Essa característica pode favorecer o desenvolvimento de campanhas com cunho mais emocional”, afirma.

Um exemplo oferecido pelo especialista: entregar um presente simbólico para os clientes que são fiéis à empresa, incluindo um cartão simpático assinado à mão, com os cumprimentos adequados à ocasião e o agradecimento pela fidelidade.

 

 

Veja as dicas do especialista para aproveitar a data na sua empresa:

 

• Buscar conhecer mais profundamente o que a Páscoa representa para diferentes perfis de público e que conheçam as histórias envolvidas com o tema (por que o ovo? por que o coelho? por que se comemora em um domingo?), e que utilizem essas informações para desenvolverem campanhas temáticas de marketing. Ao instigar a curiosidade do leitor, chamam a atenção para sua marca.

 

• Pensem nas crianças: uma pessoa vestida com a fantasia de coelho na entrada de uma loja de brinquedos ou doces, por exemplo, pode chamar a atenção das crianças.  E, dentro da loja, todo atendente e vendedor vestidos de forma caracterizada completam o quadro. Toda criança ganha um pirulito sabor chocolate.

 

• Cashback: No mês da Páscoa, a cada R$ 200,00 em compras, por exemplo, o cliente ganha um vale-compras de R$ 30,00 para utilizar no mês seguinte.

 

• Sorteio dirigido: elabore um jogo de 'verdadeiro' ou 'falso' a ser preenchido pelo cliente no interior da loja a cada compra, com afirmações sobre a história da Páscoa e sobre o próprio estabelecimento. Aqueles que acertarem todas as proposições, concorrerão a um prêmio sorteado no dia da Páscoa. Para responder ao desafio, o cliente acabará por pesquisar sobre a loja e sobre a Páscoa antes de responder.

 

• Concurso cultural (para o público em geral, não necessariamente clientes). Pode ser divulgado nas redes sociais, inclusive. O desafio deve relacionar a empresa ou seus produtos/serviços com a Páscoa. Por exemplo: Complete a frase "Ser cliente da empresa "x" torna minha Páscoa mais especial porque _______ .

As duas melhores respostas serão premiadas com uma cesta de chocolates e colombas especiais no valor de R$ .....,00 " . Importante: é necessário deixar clara a regra de participação do concurso (datas de início e fim do concurso, quem pode participar, forma de divulgação de resultados, entre outros).

 

 

Conheça mais o entrevistado da ACE Holambra:

Adriano Pedro Bom

https://br.linkedin.com/in/adrianopedrobom?trk=pulse-article_main-author-card