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  • Mai

    09

    2023

MÊS DAS MÃES: VENDAS DEVEM CRESCER E TER MAIOR FATURAMENTO EM MAIO DA HISTÓRIA

As vendas no varejo no Estado de São Paulo devem crescer 3% neste mês de maio, impulsionado pelo Dia das Mães comemorado no próximo dia 14, em comparação com o mesmo período do ano passado. O dado é da estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (FecomercioSP) e do SindiVarejista de Campinas e Região.

Com isso, o faturamento em maio deve atingir R$ 56,5 bilhões, R$ 1,4 bilhão a mais do que o total registrado no mesmo mês de 2022. Se confirmar esse será o maior faturamento para maio desde o início da série histórica, em 2008, segundo dados das entidades.

As cinco atividades selecionadas para a pesquisa devem apresentar crescimento nas vendas, com destaque para o setor de vestuário, tecidos e calçados, que deve crescer 7,0% na comparação interanual.

Ainda segundo as estimativas, o segmento de farmácia e perfumaria deve mostrar expansão de 4% em maio, a despeito da inflação acumulada em 12 meses de 13,92% para os itens de higiene pessoal.

“Por serem produtos com valor mais acessível, em sua maioria, mesmo com valores mais elevados, ainda será possível realizar compras à vista para aproveitar os descontos”, escreve a FecomercioSP em nota.

“Por outro lado, o segmento de móveis e decoração, que também deve crescer 4% nesta leitura, depende, em geral, de crédito – que, por sua vez, está mais caro em decorrência dos juros elevados”, afirmou a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito.

Na região de Campinas, o volume de vendas na data especial deve ter alta de 5% em relação a 2022, segundo a estimativa. Vale lembrar que o Dia das Mães é a segunda data mais importante em vendas do setor.

Para o segmento de eletrodomésticos e eletrônicos, a projeção é de alta de 3% em relação a maio do ano passado, com destaque para a procura de celulares, aparelhos de TV e som e computadores.

“Os dispositivos eletrônicos estão cerca de 3,4% mais baratos na base de comparação anual. Apesar disso, são itens de valor de compra elevado, situação que exige aquisição a prazo, seja pelo cartão de crédito, seja pelo carnê”, avaliou Sanae.

Para o setor de supermercados, o crescimento esperado é de 1% em relação a maio de 2022. “Pode parecer um porcentual pequeno, mas o faturamento atual está nos maiores níveis da série. Além dos presentes, é habitual que as famílias se reúnam em casa ou marquem encontro num restaurante. Assim, de forma direta ou indireta, haverá demanda maior por alimentos e bebidas”, afirmou a presidente.

 

Fonte: Site do SindiVarejista