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  • Jul

    30

    2019

Dia dos Pais: mãos à obra que o resultado vem!

10 sugestões práticas para vender mais

Quase 80% dos empresários esperam que as vendas para o Dia dos Pais em 2019 sejam iguais ou superiores às do ano passado. Destes, 42% ainda se dizem realmente confiantes no aumento de vendas. As informações fazem parte da Pesquisa Perspectiva Empresarial – Dia dos Pais, elaborada pela Boa Vista SCPC, ao longo dos meses maio e junho, com cerca de 500 empresários, de todo o país.

Além do mercado, as vendas são influenciadas diretamente pelas ações executadas em cada empresa. A Associação Comercial e Empresarial (ACE Holambra) selecionou orientações que podem ser aplicadas por qualquer negócio do varejo e que vão apoiar a loja em mais vendas, na fidelização do consumidor e em melhores resultados financeiros:

 

1. Kits promocionais: Associe produtos e faça um “combo” de presentes. Você pode até unir produtos que precisam ser liquidados a novidades.

2. Presente perfil: experimente criar opções para os diferentes perfis de pais. Sugestões: pais esportivos, intelectuais, descolados, aqueles que gostam de cozinhar e os que curtem marcenaria, por exemplo.

3. Vale-presente: boa opção para o cliente que ainda não decidiu o que levar, também é uma oportunidade de ganhar um novo cliente quando o papai presenteado fizer a troca do vale pelo produto.

4. Utilize as redes sociais: de nada adianta caprichar nas ideias de presente, se o cliente não souber disso. Com um celular mesmo, faça fotos e poste tudo nas redes sociais: Existem ferramentas baratas e poderosas de acesso ao público. Um post simples, ressaltando a importância dos pais e gerando interação com a loja também ajuda a divulgar a marca.

5. E-mail marketing e WhatsApp: também é uma opção que envolve poucos custos. É possível colocar um link de acesso ao site de sua loja (ou à página da mídia social), assim como o endereço da loja física e telefone.

6. Incentivos aos vendedores: ganhos extras para o período costuma trazer mais motivação para os vendedores. Avalie isso.

7. Oferecer o produto certo x fidelização do cliente: é importante orientar os atendentes para que eles abordem os clientes de maneira correta, oferecendo os produtos certos. Eles devem conhecer bem os artigos à venda, suas características e preços. Além de tudo, conversar com os clientes para compreender suas necessidades é essencial. Acredite, esse bom atendimento renderá vendas não apenas no Dia dos Pais, mas no ano inteiro.

8. Vá até o cliente: essa é pra vender mais e sempre. Na correria do dia a dia, o cliente nem sempre tem tempo de ir até a loja. Justamente por isso, compra com frequência na internet. Então, selecione clientes e envie os produtos pra ele, de acordo com seu perfil de consumo (aqui, um banco de dados ajuda muito). A ideia não é nova, mas ainda poucas empresas usam.

9. Vitrine: esse assunto também não é novo, mas continua sem a devida atenção: Aproveite a data para mudar e personalizar a vitrine e a fachada. Todo mundo vai olhar para a sua empresa. Além de vender produtos, a vitrine fixa um conceito, um valor emocional do cliente em relação à sua empresa. Coloque a criatividade em jogo, tomando cuidado apenas com os excessos. Cores frias como verde, azul e violeta são mais identificadas com o segmento masculino.

10. Use a promoção compra premiada para vender: Sua loja pode atrelar a entrega do cupom da campanha Compra Premiada Dia dos Pais ao aumento do valor da compra. Por exemplo: numa venda de R$ 45,00, incentive o cliente a adquirir mais um produto e chegar aos R$ 50,00 para receber um cupom. Em 10 vendas, a loja terá vendido R$ 50,00 a mais. Estabeleça um valor padrão de venda para que os vendedores saibam como usar essa estratégia.