Notícias

  • Jun

    09

    2022

DIA DOS NAMORADOS TERÁ MENOS CONSUMIDORES COMPRANDO PRESENTES, PORÉM GASTANDO MAIS DO QUE EM 2021, DIZ BOA VISTA

 

Estudo da empresa aponta que ticket médio para a data será de aproximadamente R$ 327; intenção de compra em lojas físicas sobe a 79%

Uma pesquisa realizada pela empresa de inteligência analítica Boa Vista mostra que a intenção de compra no Dia dos Namorados de 2022 registrou queda em relação ao ano anterior. Agora, somente 42% dos entrevistados declararam que irão comemorar a data e presentear a pessoa amada. Em 2021 esse índice era de 64%. Em compensação, entre quem vai comprar presente, 41% pretendem gastar mais em relação a 2021. Outros 25% gastarão menos e 34% investirão a mesma quantia. O tíquete médio este ano é de R$ 327, ante R$ 310 registrados em 2021.  

Acompanhando a tendência dos últimos anos, os itens mais procurados para presentes devem ser vestuário e calçados (31%), viagem (15%), beleza e perfumaria (14%), celular (11%), alimentação fora de casa (10%), e por último, chocolates (3%) e flores (3%). 

“A pesquisa mostrou que 42% dos entrevistados irão às compras no Dia dos Namorados, mas a maioria (58%) declarou que não fará essa despesa. A necessidade de ter que priorizar outros compromissos financeiros influenciam nesta decisão. A restrição financeira devido ao desemprego também demonstra ser um dos impeditivos para realizar novos gastos na data”, explica Flavio Calife, economista da Boa Vista. 
Também ha uma boa notícia para o comércio presencial. Entre os consumidores entrevistados, 79% pretendem realizar suas compras em locais físicos, principalmente em shoppings (46%), seguido por lojas de rua (32%), magazines (15%) e hipermercados (7%). Apenas 21% dos entrevistados declararam que farão compras on-line.  
A Boa Vista também apontou que mais da metade dos consumidores estão confiantes e apostam em uma melhora da economia ao longo do ano de 2022, se comparado a última data comemorativa do varejo (Dia das Mães), passando de 49% para 54% das menções. 

Meios de pagamento 
O levantamento da Boa Vista também identificou que 52% dos consumidores pretendem pagar o presente de Dia dos Namorados de forma parcelada, um aumento de 5% se comparado a intenção de 2021. O principal meio de pagamento entre quem irá parcelar as compras continua sendo o cartão de crédito, com 87% das menções. O financiamento por meio de carnês ou boletos aparece com 10% e demais meios 3%.  

Houve queda na intenção de pagar as compras à vista. Passou de 53% em 2021 para 48% em 2022 e para este grupo de consumidores, os meios de pagamentos mais utilizados deverão ser o cartão de débito e PIX, com 44% e 20%, respectivamente. 

O estudo da Boa Vista também apurou se os consumidores contratariam algum tipo de crédito pessoal, empréstimo ou mesmo se estariam dispostos a usarem parte do limite de crédito em conta ou em cartão para aumentarem o poder de compra para o Dia dos Namorados. Cerca de 73% afirmaram que não contratariam crédito para essa finalidade. Apenas 27% dos consumidores estariam predispostos a contratação de crédito para as compras do período. 
 
Metodologia 
A Pesquisa Sondagem com Consumidores – Dia dos Namorados 2022, elaborada pela Boa Vista, teve como objetivo identificar a pretensão de compra dos consumidores para o Dia dos Namorados. O levantamento entrevistou 600 respondentes, homens e mulheres, acima de 18 anos e residentes nas principais capitais do país. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 90% de grau de confiança e margem de erro de 3%, para mais ou para menos.

 

Fonte: Boa Vista Serviços