Notícias

  • Abr

    15

    2020

COMUNICADO BOA VISTA SCPC

Em razão de acordo entre os Bureaus de Crédito, durante os próximos 90 dias o prazo de hibernação das negativações aumentará para 45 dias, que até então era de 20 dias corridos para estado de SP e 10 dias corridos para demais estados.

Vale ressaltar que durante o prazo de hibernação dessas novas negativações, nenhuma das ferramentas de inteligência, Score e Decisão, serão sensibilizadas, portanto as consultas positivas serão as únicas que poderão ajudar as empresas na análise de crédito, por dois motivos:

  • As informações do Cadastro Positivo são atualizadas a cada 10 dias, e trazem a informação da quantidade de compromissos e sua respectiva pontualidade, ou seja, mesma que não apareça a negativação devido o prazo de hibernação, o consulente conseguirá enxergar que a pontualidade dos compromissos está baixa;
  • A BVS sensibilizará as ferramentas de inteligência analítica, Score e Decisão, devido à baixa pontualidade dos compromissos.

 

Por isso a importância de as entidades serem polo de conhecimento no Cadastro Positivo, para dar a assistência no momento que os consulentes mais necessitam. Detalhe, essas consultas positivas ainda não existem no Serasa e SPC Brasil, ou seja, uma grande oportunidade de conquistar novos consulentes, além de blindar os atuais consulentes contra qualquer investida dos concorrentes.

Outra sugestão, é recomendar que os consulentes antecipem sua régua de cobrança, para fazer as negativações até hoje, pois entrarão no prazo normal de hibernação, já a partir de amanhã ficarão hibernadas por 45 dias.

 

 

VEJA O COMUNICADO DA BOA VISTA NA ÍNTEGRA:

Caro Parceiro,

A Boa Vista SCPC informa que, conforme já divulgado pela ANBC - Associação Nacional dos Bureaus Crédito, passará a exibir os registros de débito incluídos em seus bancos de dados apenas após 45 dias da data do envio da comunicação ao devedor. Essa ação, tomada em conjunto pela indústria de Bureaus de Crédito, visa proporcionar um maior tempo de negociação entre devedores e credores nesse momento desafiador pelo qual passamos.
Dessa forma, ao invés dos habituais 10 dias após o envio da comunicação, os débitos serão exibidos ao mercado após 45 dias. A medida que se inicia para os débitos recebidos a partir do dia 17/04/2020 se estenderá pelos próximos 90 dias.
Esclarecemos também que, cientes de Projeto de Lei em tramitação no Senado Federal que poderá estender o prazo para a exibição do registro para 90 dias após a comunicação ao devedor, estamos, como sempre estivemos, prontos para cumprir o que for determinado pela legislação.
Sabemos que em tempos de crise está mais difícil manter as contas em dia. Por isso, a Boa Vista aconselha os consumidores a procurarem seus credores para avaliar as alternativas para o pagamento da dívida, mantendo seu nome limpo e pronto para ter crédito sempre que precisar. E aos credores a manterem seu fluxo de envio de registros de débito para reforçar aos seus clientes que haverá mais prazo para a sua regularização.
Essa crise vai passar e é importante que todos trabalhemos para manter o acesso ao crédito tão primordial para a alavancagem da economia.