Notícias

  • Mai

    13

    2016

Como controlo a inadimplência da minha clientela?

Cuide do índice de inadimplência para não precisar recorrer às linhas de crédito. Se possível, divida os pedidos em duas entregas, pois aos primeiros sinais de calote, poderá cancelar a segunda entrega.

Entre em contato com o cliente antes de sua dívida completar 30 dias, pois a chance de receber a dívida é de 60% nos primeiros 30 dias, e cai ao longo do tempo. No controle das “contas a receber” em atraso inclua custos como telefonemas, envio de cartas, abertura de protestos e até deslocamento de funcionários para alguma negociação.

Estabeleça indicadores para medir sua inadimplência. Por exemplo: dentro de um mesmo período, o valor vencido há mais de 60 dias não pode exceder a 5% das vendas a prazo.

Se isso acontecer, pode ser necessário que a empresa seja mais rigorosa na análise e concessão de crédito ou intensifique suas práticas de cobrança.

Crie um sistema de cobrança, designando um empregado/horário para fazer as cobranças:

  1. COBRANÇA INSTANTÂNEA: quanto mais rápida, mais eficaz será. Recomenda-se iniciar a cobrança entre 3 e 10 dias do atraso do pagamento telefone;
  2. COBRANÇA PRÉ VIA À NEGATI VAÇÃO: é aquela efetuada após 30 dias de atraso no

pagamento, por meio da Associação Comercial. A correspondência, entre via Correio, informa o valor da dívida – estabelecendo prazo de “X” dias para pagamento e informa que o não pagamento resultará na negativação junto aos órgãos de proteção ao crédito e ou protesto. Com esta medida, sua empresa estará agindo de acordo com as normas do Código de Defesa do Consumidor.

CADASTRO ATUALIZADO AJUDA A EVITAR INADIMPLÊNCIA

Atenção: ter um cadastro de clientes atualizado, com perfil de compras e comportamento de pagamento, auxilia na concessão de crédito ao cliente, na escolha das formas de pagamentos a serem oferecida aos clientes e também na cobrança.

 

RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO

Fale com a ACE Holambra e conheça as melhores alternativas para o caso específico do cliente. Há a possibilidade de negativação no SCPC e ações que podem ser desenvolvidas por meio do SRC – Serviço de Recuperação de Crédito, da ACE Holambra.

 

Fonte: Cartilha Alavanque sua empresa, do Sebrae