Notícias

  • Ago

    16

    2022

ASSUNTO: REDUÇÃO DO BARULHO NA CIDADE (MOTOS)

As motocicletas estão cada vez mais presentes nas ruas e avenidas das cidades brasileiras. O que não é diferente em nosso município. A ascensão dos aplicativos de entrega, a economia combalida e a necessidade de distanciamento social durante a pandemia fizeram as duas rodas ganharem força como opção para quem quer fugir do transporte público ou decidiu trabalhar em serviços de delivery para garantir renda e acompanhar o aumento da demanda.

Sabemos também que as motocicletas devem ser utilizadas de forma correta, eficiente, segura e, principalmente, com respeito à legislação de trânsito.

 

Temos notado em nossa cidade que a maioria das motocicletas dos entregadores está utilizando o escapamento “aberto”, o que causa a elevação da poluição sonora a níveis acima da legislação brasileira.

A  ACE HOLAMBRA, em apoio ao CMDU – Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Holambra, vem solicitar às empresas que possuem ou contratam serviço de entrega através de motociclistas que deem preferência aos veículos (motocicletas) que estejam dentro das normas e legislação de trânsito, ou seja, que não tenham os escapamentos “abertos”.

 

Desta forma, é importante que os empresários exijam que os prestadores de serviços sigam as normas e a legislação de trânsito brasileira, ou seja, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei Federal nº 9503/1997, artigos Art. 98, § 1º e o Art. 104,  § 5º e o 229 (vide em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503compilado.htm)

 

Portanto, os comerciantes estariam contribuindo indiretamente com o meio ambiente na redução de ruídos no município, remetendo ao mesmo tempo o respeito das normas vigentes de trânsito.

 

Com essas medidas preservaremos a qualidade de vida de nossos moradores.

 

Contando com a compreensão e colaboração de todos!

 

Agradeço a atenção!

 

RONALDO E M GRAAT

PRESIDENTE