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Fev
03
2022
ANÁLISE DE DADOS DA BOA VISTA SCPC FICOU 20 VEZES MAIS RÁPIDA
Processamento mais ágil reflete em produtos, como as consultas de crédito, mais rápidas e eficazes
Desde que foi criada como empresa independente, em 2010 -- a partir do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), a Boa Vista passou por uma revolução. Deixou de ser um tradicional birô de crédito para se tornar uma companhia que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar dados em soluções para empresas e consumidores. Agora, a Boa Vista está prestes a concluir mais uma revolução, a sua transformação digital. Neste processo, a Boa Vista conta com um aliado fundamental, a tecnologia do Google Cloud.
Hoje, cerca de 80% das bases de dados mais estratégicas para a companhia já foram migradas – ao longo de 2022, 100% delas estarão na nuvem. Uma das ferramentas do sistema, o BigQuery, utilizado para o armazenamento das bases de dados estruturadas, proporcionou uma grande evolução na governança das informações, além de mais visibilidade em relação aos custos de consumo de cada produto e a segurança na disponibilização dos dados. A centralização dos processos no data lake também possibilitou a aplicação de técnicas de mascaramento de dados, além da criação de bases sintéticas que reforçam a proteção de informações sensíveis.
A migração para nuvem foi essencial para a implantação do Centro de Excelência em Analytics (CEA) da Boa Vista, no qual são desenvolvidas soluções, como softwares, voltadas não apenas para pessoas jurídicas, mas também para pessoas físicas. As soluções desenvolvidas pelos cientistas de dados do CEA permitem, por exemplo, que empresas e instituições financeiras avaliem com mais exatidão clientes mais propensos a renegociar dívidas e a utilizar financiamentos para compras, e a fazer a gestão de riscos em relação a linhas de crédito.