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  • Mar

    19

    2018

5 perguntas de clientes que sua equipe precisa saber responder

Os clientes são um dos principais ativos de uma empresa. Clientes fiéis garantem receitas a custos muito mais baixos. E receitas frequentes sustentam as empresas. No entanto, para que isso sempre aconteça é fundamental que sua equipe saiba responder a algumas perguntas  de clientes para que você tenha sucesso em fidelizá-los

É imprescindível responder as dúvidas de seus clientes, não apenas para avaliar como a equipe de venda, suporte e assistência técnica estão agindo, mas também avaliar como seu cliente enxerga seu produto ou serviço. Vamos lá.

 

1 – O que é o seu produto/serviço e o que ele faz?

Parece evidente, mas dependendo do seu segmento, pode ser difícil para a equipe explicar para o cliente o que o seu produto ou serviço faz. Em casos mais complexos, o ideal é não explicar tudo o que o seu produto faz de uma vez só, mas aos poucos, conforme os laços se estreitam com o cliente. Outra dica é vender o problema que o seu produto resolve e não o seu produto em si.

 

2 – O produto/serviço serve em mim ou para mim?

A priori, a pergunta parece mais oportuna para o segmento de vestuário. No entanto, esse questionamento engloba muito mais do que se imagina.

Serviços ou infoprodutos precisam olhar para essa pergunta de outra forma. Neste caso, como o produto não é utilizado de uma forma física ou tangível, é preciso deixar claro para quem ele se destina.

 

3 – O produto/serviço está disponível para mim e como e onde vou recebê-lo?

Esse tipo de pergunta é mais comum em sites e páginas de vendas que recebem muitos acessos de clientes internacionais. Analise seus relatórios e identifique se você possui visitantes internacionais e deixe a resposta mais evidente para um futuro cliente.

Todavia, lembre-se que mesmo que seu site não tenha este perfil de usuário, muitos dos seus clientes podem estar se questionando. E por fim, nunca apresente essa informação para o seu cliente após a compra. Ele pode cancelar a compra ou até reclamar em órgãos de defesa do consumidor.

 

4 – O que a seu produto/solução fará por mim?

Note que aqui a pergunta não é o que a sua empresa oferece para a empresa ou para os colaboradores, mas para ele, cliente específico. Por isso, toda proposta de vendas deve ser pessoal.

 

5 – Por que eu devo considerar a sua solução?

Milhares de empresas na sua cidade, no Brasil e até mesmo no mundo fazem o que a sua empresa faz. Independentemente do serviço oferecido, muitas vezes tem alguém fazendo algo semelhante com outro nome e preço.

 

A resposta dessa pergunta deve fugir do convencional e aproveitar a deixa para que a equipe de vendas seja clara ao falar o que a sua empresa faz melhor que as outras.

No cenário atual, empresas grandes e pequenas se misturam na cobertura de seus mercados. O que faz a diferença é a capacidade que cada uma tem de atender com excelência as dúvidas e expectativas de seus clientes para que eles escolham a sua empresa e não o concorrente. Para isso, é preciso que sua equipe saiba responder estas 5 perguntas.

Caso tenha percebido que não tem as respostas para as perguntas dos seus clientes, talvez signifique que você deva repensar a sua marca ou o seu posicionamento perante seus clientes. Para ajudá-lo, a ACIC realiza em abril a 6ª edição do Fórum Regional do Varejo, principal evento de varejo do interior de São Paulo, que nesse ano tem como tema “Um olhar para o fator humano no centro da estratégia do varejo”. Clique aqui para conhecer a programação e garantir seu ingresso.

 

Por Fórum Regional do Varejo

https://www.forumregionaldovarejo.com.br/