Notícias

  • Jan

    12

    2023

12 DICAS PARA AUMENTAR SUAS VENDAS EM 7 DIAS

 

Você sabia que para cada 12 itens que pretendemos comprar no supermercado mais 32 são adicionados ao carrinho?
Você sabia que 85% da decisão de compra é tomada dentro da sua loja?

Um dos passos importantes, na hora de expor um produto ou gerir uma categoria, é entender como o cliente se comporta no ponto de venda: a famosa ciência do consumo! Selecionei alguns que você precisa saber:

1.    80% das compras ocorrem por impulso.
2.   O cliente caminha muito mais para o lado da direita.
3.    As pessoas não gostam de ir até o fundo da loja.
4.    A maioria das pessoas é destra, produtos à direita têm maior visibilidade.
5.    A altura média do brasileiro é 1,60 (mulher) e o antebraço tem, em média, 40 cm, então, em uma gôndola acima de 1,80 é necessário espelhar o produto.
6.    65% dos homens que experimentam um produto, compram. Entre as mulheres, apenas 26%.
7.    Homens olham 20% menos o preço do que as mulheres.
8.    Apenas uma em cada cinco pessoas leva lista de compras.
9.    Mulheres juntas compram 3 vezes mais.
10.    Quando um homem não encontra um produto em até duas seções ele desiste.
11.    As mulheres buscam em até cinco seções, antes de desistir.
12.    Lojas não podem ter janelas nos fundos e no meio, pois a visibilidade da luz do dia faz o cliente acelerar as compras.

Estes são apenas alguns detalhes que devemos observar, ao trabalhar com merchandising de loja. Existem centenas de fatores que fazem o cliente comprar mais. Uma loja com um merchandising bem-feito aumenta muito as vendas e a rentabilidade.

 

Supermercados: como estimular a venda por impulso


A maioria dos supermercados é muito ruim em trabalhar a venda por impulso, apesar das muitas maneiras de fazer o cliente comprar mais. Veja algumas dicas que podem influenciar na decisão de compra:
1.Utilize tira cross nos corredores, nessas tiras coloque produtos que se relacionem com o linear.
2.    Perecíveis são ótimos lugares para vender itens de bazar e produtos premium: faça exposições extras e complemente a compra principal do cliente.
3.    Faça exposição extra no meio do linear: tire quatro frentes de um produto de alto giro e coloque algo que dê margem, como bazar ou produtos premium.
4.    Repita a dica anterior nas pontas de gôndola.
5.    Conheça o fluxo da sua loja, a maioria dos varejistas coloca categorias premium no final do fluxo.
6.    Faça pontos extras de promoção: pare de só tentar vender o que o cliente não quer comprar.
7.    A loja deve estar sempre frenteada: produtos no fundo da gôndola têm 80% menos chance de vender.
8.    Lugar de freezer de bebidas é no final da loja, pare de colocar na entrada, onde seu cliente pega e sai.
9.    Categorias destino como bebidas e cereais também devem ficar no final da loja: faça o cliente andar.
10.    O local mais quente da loja sem dúvida é a frente de caixa. 100% dos seus clientes terão que passar por ela para sair da loja após efetuarem suas compras. Então, aproveitar ao máximo o potencial do check stand (mini gôndola) é fundamental: o foco aqui é margem alta.

11.    Destacar todos os produtos novos da loja com cartaz de novidade. O cliente adora comprar produtos novos. Um produto é considerado novidade nos primeiros 30 dias.
12.    Coloque cartaz de oferta nos produtos mais baratos de cada categoria, ou seja, no primeiro preço. Mas, atenção, essa estratégia deve ser utilizada apenas em produtos considerados de destino e rotina na sua estrutura mercadológica, ou pode ser um tiro no pé.

 

FONTE:

Michel Jasper – Especialista em Varejo, CEO Web Jasper, LinkedIn Top Voice e conselheiro do CDV – Conselho do Varejo da Associação Comercial de São Paulo