Notícias

  • Abr

    10

    2014

Quem vai bater um bolão na Copa? Só as empresas preparadas.

Cartilha dá uma seleção de dicas para empresas se preparem;

E, atenção: associar produtos e serviços à Copa do Mundo de Futebol Fifa 2014 requer cuidados! Veja as recomendações para agir com mais segurança e evitar problemas

 

O mundial de futebol que se aproxima pode ser uma boa oportunidade para aquecer as vendas, mas somente as empresas mais preparadas vão faturar com a Copa. Especialistas também afirmam que apenas alguns segmentos devem se beneficiar com o evento, principalmente em municípios que estão longe das cidades-sede.

Os setores mais procurados serão supermercados (petiscos e bebidas) e lojas de produtos esportivos ou roupas relacionadas à temática da Copa (blusas, camisetas, shorts, saias e calçados nas cores verde e amarelo). A depender do marketing – e do desempenho da Seleção Brasileira, que influenciará no interesse de ver ou não os jogos, as lojas que vendem televisores também poderão ter boas vendas.

Já os demais segmentos do varejo vão precisar de “samba no pé” para abocanhar uma fatia das vendas.Uma forma de conseguir isso é criar campanhas atraentes, vitrines interessantes e, principalmente, promoções com preços realmente bons. Em suma: o consumidor precisa ter motivação para escolher a sua empresa, não a do concorrente.

 

Orientação para o varejo

Para as empresas que desejam se jogar no momento Copa, o Sebrae preparou uma cartilha de orientações. Chamada Como se preparar para a Copa do Mundo FIFA 2014, o manual fala dos produtos mais interessantes para se ter na loja, orienta sobre estoque, vitrine, vendas antes e durante o mundial, organização de pontos de venda, comunicação/divulgação e até sobre o que fazer com sobra de produtos.

Baixe a cartilha gratuitamente em: https://www.sebraesp.com.br/index.php/component/content/article/179-produtos-online/marketing/publicacoes/guias-e-cartilhas/11442-venda-melhor-copa-do-mundo-fifa-2014

Para quem ainda não é cadastrado no site do Sebrae SP, é preciso fazê-lo. É simples e rápido.

 

 

O que nunca sai de moda

Há algo, entretanto, que o comerciante não deve esquecer: seja na Copa do Mundo de Futebol ou em qualquer outra época do ano, continuam em moda a boa vontade para com o consumidor, a equipe bem treinada – que conhece e entende do produto que está vendendo, e o respeito ao cliente. Lembrando que tudo isso se traduz por ‘atendimento de qualidade’, o que nunca sai de moda e faz toda empresa bater um bolão!

 

 

ATENÇÃO: cuidado com o uso da marca “Copa”

Associar produtos e serviços à Copa do Mundo de Futebol Fifa 2014 requer cuidados! Há uma seleção de recomendações, que precisam ser seguidas para evitar problemas. Em suma: não use qualquer símbolo oficial, seja ele um escudo, uma logomarca, o mascote, a bola oficial, as camisas ou a taça FIFA. O direito de usar esses símbolos pertence às empresas que pagaram por isso, comprando caras licenças. Portanto, ao elaborar promoções, vá de leve com o tema Copa. Veja as recomendações para o uso dos elementos abaixo:

• Bolas

Se você não é uma empresa licenciada, nunca associe seu comércio à Brazuca, a bola oficial. Não utilize, tampouco, outras bolas de mundiais passados. Pode-se, entretanto, usar a clássica preta e branca, entre outros modelos coloridos que não trazem referência direta à Copa.

 

• Camisetas

Não é permitido usar a camiseta da Seleção Brasileira em peças comerciais, vitrines, entre outros meios de atrair clientes. Também fique longe das estampas usadas por outros times.

 

• Mascote/taças

Se não quiser encrenca, nem pense em utilizar a imagem do Fuleco, o mascote do Mundial de Futebol. O mesmo vale para a taça oficial da Copa. Só podem usar essas imagens as empresas licenciadas.

 

• Logomarca oficial da Copa: o uso é vetado.

 

• Palavras/textos

Veja essa recomendação da revista Venda Mais: “Evite a palavra ‘Copa’. Tecnicamente, ela não pertence à FIFA, mas melhor não arriscar.Dizer “aproveite nossa Copa de ofertas” dará margem a reclamações, e advogados poderão dizer que a única copa é a Copa do Mundo FIFA © ® tm. ‘Goleada de oferta’ e similares são mais seguros”.

 

O que sua empresa pode usar: as cores do Brasil e de outros países, camisa amarela sem escudo e termos relacionados a futebol (como drible, gol, goleada, trave, campeão, dentre outros que não tenham relação direta com a Copa).