Ligue!
19 3802.2020

Programa A União faz a Vida transforma curiosidades em aprendizados.

Programa A União faz a Vida transforma curiosidades em aprendizados

Alunos da rede municipal de educação aprendem por meio das suas descobertas em investigações na comunidade

Implantado em julho de 2015, na rede Municipal de Educação de Holambra/SP, o Programa A União faz a Vida vem transformando e movimentando as turmas participantes por meio das suas práticas educativas e experiências diferenciadas vividas por alunos e educadores.

Tudo começa com uma expedição investigativa, que funciona como ponto de partida. As turmas vão para os locais definidos observar e experimentar, percorrendo a comunidade e descobrindo o ambiente a sua volta, e em Holambra foram muitos os locais visitados: Centro Comunitário do Bairro Fundão, Museu de Holambra, NAOTT, Apiário Kors, Biblioteca Municipal, Cinema de Mogi Guaçu, Fazenda Terra Viva e Expoflora.

Os educadores elaboram perguntas exploratórias, que orientam a investigação e a descoberta de novos saberes, mas o que vale é explorar todas as curiosidades. Os olhares atentos das crianças se enchem de energia e perguntas para investigar o máximo que podem. Um fogão antigo desperta interesse, assim como o parque com brinquedos infantis, os cactos que nascem em um lugar incomum, a vida do Porquinho da Índia, a produção das frutas e verduras que comemos, a raposa de um livro de história entre muitos outros objetos.

Quando retornam para sala de aula o aprendizado da expedição investigativa continua. O objeto de estudo é decidido pelo grupo de alunos por meio de processo assemblear: todos opinam e votam, o tema mais votado será estudado pelo grupo. O currículo escolar – a História, a Matemática, o Português, etc. – entram em cena somando no aprendizado. E para esse estudo vale toda contribuição: pesquisas virtuais, livros, revistas, conversa com profissional especializado no assunto e a contribuição de pais e pessoas da comunidade, afinal todos possuem e podem compartilhar conhecimentos.

Muito se aprende e se ensina nesse Programa que tem o objetivo de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. “O conhecimento é algo a ser construído de forma viva e dinâmica, para isso precisa ser compartilhado e multiplicado. O trabalho com o Programa A União Faz a Vida, desenvolve essa vivacidade com a qual o aluno deixa de ser passivo passando a ser protagonista do próprio conhecimento e da própria vida” comenta Nágila M. Chaib Lotierzo, Diretora de Educação do Município.

E o aprendizado também é para os educadores, que a partir dos olhares e perguntas dos alunos descobrem novos saberes e formas de ensinar. Segundo Gabriela Maria P. Cachiolo, professora da Escola Municipal Recanto das Palmeiras, “participar do Programa me fez perceber ainda mais a grande importância de ouvir as curiosidade e perguntas mais inusitadas dos nossos alunos. Na expedição investigativa no Museu de Holambra tivemos uma grande aprendizagem com as histórias contas a nós, fotos e objetos”. Para os educadores há uma formação continuada, realizada por meio de encontros orientados pelas assessorias pedagógicas e intensificadas, no universo educacional do município, com as práticas de cooperação e cidadania e os projetos coletivos.

Os resultados de todo aprendizado não se limitam apenas a sala de aula, tudo é compartilhado na Mostra de Projetos do Programa A União faz a Vida, um encontro onde alunos e educadores apresentam seus projetos coletivos a todos os interessados em aprender mais. Em Holambra, a Mostra acontecerá no dia 1º de dezembro (terça-feira), a partir das 18h30, no Salão da 3ª Idade, localizado na Rua Muscaris, 99, Morada das Flores. A entrada é gratuita e aberta para toda comunidade.

 

O que é o Programa A União Faz a Vida?

Considerado o principal programa de responsabilidade social do Sicredi, o Programa A União Faz a Vida completa 20 anos de atuação em 2015. Tem como objetivo construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania por meio de projetos, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes em âmbito nacional.

O Programa está implantando em mais de 220 municípios do país, envolvendo mais de 1.200 escolas, mais de 15 mil educadores e mais de 192 mil alunos. Em Holambra, são 06 escolas municipais participantes, abrangendo 30 educadores e mais de 340 alunos. Em fevereiro de 2016, um novo grupo será formado na metodologia e os educadores já formados continuam a aplicá-la com as turmas. Baseado em um dos princípios do cooperativismo, o Programa atua com a adesão livre e voluntária dos educadores em sua metodologia.






<< Voltar