Ligue!
19 3802.2020

Pedros Negros preparam chegada de São Nicolau, no dia 04

Em Holambra, além do Natal, também se comemora “São Nicolau”. Essa crença gira em torno de um Santo, São Nicolau, que foi um bispo europeu, em meados do ano 270.  Este bispo foi considerado santo em virtude de sua incansável luta pelas causas sociais e por atuar em defesa das crianças. Seu aniversário é comemorado no dia 5 de dezembro e, por isso, todos os anos nesse dia ou na véspera, São Nicolau é lembrando e homenageado em Holambra. Assim, ele visita a cidade (e também a Holanda), distribuindo balas e presentes às crianças.

Também faz parte da tradição a vinda antecipada dos ajudantes de São Nicolau, os “Pedros Negros”. Estes ajudantes são encarregados de verificar o comportamento das crianças durante todo o ano, mas, principalmente, nas semanas que antecedem a vinda de São Nicolau. Neste período, os Pedros Negros estão por aí, verificando o comportamento das crianças, colocando balas, chocolates ou até pequenos presentes nos sapatinhos colocados de maneira estratégica na janela ou ao pé da lareira.

Algumas vezes eles também deixam bilhetinhos para as crianças, relatando os comportamentos inadequados observados por eles, sempre apontando o comportamento desejado. É uma época de grande expectativa e ansiedade para as crianças. Uma curtição!

A festa, organizada pelas voluntárias do Grupo LOSANGO, é aberta a toda a comunidade e  acontecerá no domingo, 04 de dezembro, às 09h30 , no Clube Holambra. A participação na festa é livre, porém, para a criança receber o presente durante a festa é necessário que os pais adquiram um convite/vale presente que está sendo vendido no Magazine Alcione.

tags: pedros negros, tradição holandesa, holambra, cultura


Galeria de foto






<< Voltar