Ligue!
19 3802.2020

Abri minha loja, investi muito, as vendas começaram bem, mas agora estão caindo mês a mês. O que faço para aumentar as v

Normalmente uma pessoa física para se tornar cliente de um negócio passa por alguns estágios. O processo envolvido na atração e retenção de clientes pode ser explicitado pelo esquema de desenvolvimento de clientes, cujas etapas são as seguintes:

Possíveis Clientes: todos aqueles que, presumivelmente, podem comprar o

produto ou serviço.

Clientes Potenciais: aqueles que possuem um forte interesse pelo produto e

são capazes de pagar por ele; excluem-se, daqui, os clientes potenciais desqualificados,

que têm problemas de crédito ou não são lucrativos.

Clientes Eventuais: podem continuar comprando da concorrência.

Clientes Regulares: também podem continuar comprando da concorrência.

Clientes Preferenciais: clientes a quem a empresa trata excepcionalmente bem e com

conhecimento.

Associados: associam-se a um programa de benefícios oferecido pela empresa.

Defensores: clientes que, entusiasticamente, recomendam a empresa e seus produtos

e serviços aos outros.

Parceiros: trabalham ativamente em conjunto com a empresa.

Na fase de inauguração da loja, com certeza, a sua divulgação despertou o interesse dos clientes potenciais e eles foram experimentar. Eles foram avaliar seus produtos, preços e formas de pagamento, além de seu esquema de atendimento e até o seu pós-venda. Provavelmente, eles experimentaram e até voltaram a comprar por uma segunda vez. Se você não foi completo neste processo, os clientes, com certeza, fizeram uma avaliação não muito satisfatória do seu negócio. Desta forma, as vendas naturalmente começaram a cair. Então, antes de tomar qualquer atitude verifique qual a média de retorno - frequência de compra - dos clientes.

Aqueles que compraram apenas uma vez e durante este período (mínimo de 3 meses) ainda não voltaram, possivelmente não voltarão mais. Infelizmente, neste caso, você perdeu o investimento que fez na atração e conquista.

Para aqueles que voltaram pela segunda vez ainda há uma chance de reconquistá-los. Fale com eles, por e-mail, por folhetos, por telefone. Promova produtos semelhantes às compras anteriores.

Aqueles que voltaram pela terceira vez já estabeleceram uma relação de confiança com você. Neste caso, faça um trabalho de divulgação mais consistente. Fale com todos seus clientes e informe-os de suas promoções, convide-os para tomar um drink, assistir a um show ou a retirar um brinde na sua loja. Neste estágio o que importa é manter os clientes comprando.

Estas ações são aquelas comumente chamadas de trabalho de manutenção de clientes.

Agora, analise a questão “O que faço para aumentar as vendas?”.

Várias são as formas para se aumentar as vendas, porém todas elas precisam estar muito bem direcionadas para o seu público-alvo.

Cartilha Alavanque seu negócio

Sebrae SP






<< Voltar