Ligue!
19 3802.2020

Preciso renegociar minhas compras, o que posso fazer?

Preciso renegociar minhas compras, o que posso fazer?

O processo de compras de materiais e serviços requer certa atenção das empresas, pois devem ser planejadas, a fim de que a empresa compre a quantidade necessária, sem acumular grandes estoques. As empresas têm tido a necessidade de comprar cada vez melhor, assim, práticas como cotação de preços ajudam na negociação e redução de custos. Por esta razão, a empresa precisa identificar um maior número de fornecedores, no intuito de garantir mais opções de fornecimento.

Também é preciso negociar mais prazo com seu fornecedor. Para isto, mostre a projeção de crescimento em um ritmo acelerado do seu negócio. Isso pode trazer mais chance à negociação.

Negociar descontos na compra à vista, pode ser outra alternativa. Em algumas situações muito

específicas, conseguir alguma linha de crédito (ver custo financeiro) pode valer a pena para pagar à vista, pois o desconto é grande e existem incertezas em relação à disponibilidade futura do material.

Manter um cadastro de fornecedores atualizados é uma boa forma de comparar preços/qualidade/entrega no prazo/trocas. Estas são as informações que devem ser levadas em conta na hora da negociação.

Minha empresa está endividada como negociar? Como pagar?

Com base nas informações anteriores, a empresa conseguirá entender o que a levou a endividar-se, como por exemplo: confusão patrimonial, antecipação de títulos/fatura cartão de crédito/ custos altos etc. Este ponto é fundamental para que ela não venha a cometer os mesmos erros novamente.

Posterior a isso, é importante que o empresário relacione todos os itens para chegar ao valor total da dívida de sua empresa, bem como a lista de todos os devedores, e eventuais gastos passíveis de redução ou eliminação.

O próximo passo é avaliar o quanto poderá dispor por mês para pagar suas dívidas. A partir daí, negocie dentro do que pode efetivamente pagar. Por maior que sejam as pressões e ameaças dos credores, não ceda, pois uma vez feita a renegociação, uma nova dívida é realizadae, se a empresa não cumprir com este acordo, a próxima negociação ficará muito mais difícil.

Com o objetivo de alavancar dinheiro, veja os itens que estão em seu estoque.Tente liquidá-los no intuito de fazer dinheiro rapidamente. Também é possível promover produtos que a empresa costuma ter alta margem de lucro.

 

FONTE: CARTILHA ALAVANQUE SUA EMPRESA

SEBRAE






<< Voltar