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  • Nov

    27

    2014

Não adianta só vender, é preciso receber

Se a inadimplência é uma dificuldade que assombra as empresas durante o ano inteiro, o problema tende a piorar no fim de ano. Aumentam as vendas, crescem as chances de vender e não receber.

Um dos principais motivos de prejuízo no comércio, a inadimplência nem sempre acontece da forma como o lojista imagina. A maioria dos empresários acredita que é mais fácil um cliente novo não pagar a conta. Entretanto, especamostra que não é bem assim. “O risco das operações comerciais independe do tempo de carteira do cliente, daí a importância de consultá-los sempre”, declara a empresa.

Quase 90% dos casos de inadimplência acontecem com clientes tradicionais. O motivo: as empresas acreditam que somente conhecer o consumidor já basta. Não mantêm cadastro atualizado e não o consultam, muito menos o incluem no cadastro de inadimplentes do SCPC, quando a dívida acontece.

Essa conduta estimula a inadimplência, pois, uma vez com o nome limpo, esse consumidor pode continuar comprando em outras empresas e não pagando a conta. Quando o cliente fica com o crédito restrito, é levado a repensar seu comportamento e a quitar seus débitos. Do contrário, não poderá comprar a prazo, o que pesa no orçamento de qualquer pessoa.

 

Fique atento:

Dos casos de inadimplência, 86% são causados por consumidores tradicionais, aqueles que já são clienteshá tempos;

Como evitar o problema? É preciso consultar também os antigos compradores, incluindo no SCPC aqueles que estiverem comprovadamente inadimplentes. Aproveite que as semanas mais movimentadas ainda não chegaram e comece já a atualizar cadastros antigos. Inclua nome completo, endereço e telefones atuais, número de documentos pessoais, entre outros dados que ajudem a empresa a vender com mais segurança e a estabelecer um limite de crédito para o consumidor. Nesse quesito, lembre-se: consulte a situação de crédito do cliente junto à Associação Comercial de Holambra.

 

Momento estratégico para cadastrar inadimplentes

O momento é estratégico para cadastrar seus clientes inadimplentes no SCPC e aumentar suas possibilidades de receber as vendas em atraso.

Como receberam o 13º salário e desejam ter acesso ao crédito para o Natal, os consumidores com dívidas precisam saldar suas contas para voltar a comprar a prazo ou com cheque no comércio de Holambra ou de qualquer cidade do Brasil.

Cadastrar clientes no SCPC tem resultados práticos, pois, ao consultar um consumidor, a empresa sabe se ele tem ou não restrições de crédito. Com essa informação, pode deixar de vender a prazo ou com cheques.Cadastrar inadimplentes no SCPC é uma forma de proteger sua empresa e todo o comércio.