Notícias

  • Jul

    21

    2014

Inova Loja capacita 12 empresas e encerra ciclo em Holambra

Inova Loja capacita 12 empresas e encerra ciclo em Holambra

Programa trabalhou visual merchandising e orientou lojas para aumentar atrativos ao cliente

Andar por uma loja organizada, com boa iluminação e produtos bem posicionados é agradável para todo consumidor. O cliente fica mais à vontade, compra com satisfação e o mais importante: volta sempre.

Buscando esse objetivo, doze empresas da cidade participaram do Inova Loja – Programa Comércio Varejista, do Sebrae-SP. No dia 17 de julho, elas encerraram a capacitação, que começou em abril e trabalhou o visual merchandising de cada empreendimento.

O programa foi oferecido sem nenhum custo por meio da Associação Comercial e Empresarial (ACE-Holambra) e do Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor. “Para crescer e ter espaço no mercado, uma empresa precisa se diferenciar. Uma das formas é pelo ambiente que oferece ao consumidor, desde sua fachada até o cenário interno. A proposta da ACE, em parceria com o Sebrae, foi levar essa informação às empresas e favorecer esse diferencial nos estabelecimentos”, afirma o presidente da Associação Comercial, Alberto van den Broek.

Como funcionou o programa

Durante encontros coletivos e a partir de visita de consultor do Sebrae às empresas, os participantes do Programa receberam orientação sobre melhorias no visual merchandising. O programa incentivou as lojas a realizar medidas, em geral simples e de baixo custo, que influenciam positivamente o consumidor e motivam as vendas. Dentre os setores abordados estão apresentação de produtos e posicionamento no interior da empresa e na vitrine, adequação ao público-alvo, organização de balcões e prateleiras, iluminação e layout de fachada. O programa ainda encaminhou as empresas que requerem investimento em gestão para palestras e treinamentos na área.

 

Quem participou

A loja Simetria foi uma das participantes. A empresária Luciana de Carra conta que a atuação do programa foi muito produtiva para o negócio. “A consultora esteve na loja e orientou sobre o que era melhor para o cliente. Foi excelente”, afirma. “Toda empresa, nova como a minha ou que já está há tempos no mercado, precisa se reciclar, por mais conhecimento que imagine ter. O programa fez isso”.

Também participaram do Inova Loja em Holambra, as empresas Aglomera Magazine, A orquídea, Bel Fashion, Casa Bela Modas, Confeitaria Zoet en Zout, Geraldi Móveis, Global Info, J&A Carnes, Nova Holambra Materiais de Construção, Núcleo de Artesãos e Top Guns Adventure.

Neste último empreendimento, do empresário Heber Brunhani, a consultoria ajudou o estabelecimento a confirmar acertos e a corrigir detalhes. “O programa me deu a segurança de que estamos no caminho certo. A consultoria sugeriu alguns aprimoramentos, que estamos implementando gradualmente. É uma capacitação que recomendo para qualquer empresa”, declara.

Atrativo que funciona

Segundo dados do Sebrae-SP, melhorias no visual merchandising, como fachada, vitrines, iluminação e organização interna, podem ampliar as vendas entre 12% e 40%.