Ligue!
19 3802.2020

Implantação do eSocial fica para 2015

Implantação do eSocial fica para 2015

Empresas e contadores terão mais tempo para migrar ao sistema

Empresas e profissionais da área de contabilidade ganharam mais tempo para se adequar ao eSocial, sistema que servirá para reunir em um ambiente virtual todas as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais que as empresas devem repassar ao governo. Também conhecido como folha de pagamento digital, o programa só deve ser obrigatório a partir de junho de 2015.

O projeto vai mudar a forma como todas asempresas do Brasil lidam com essas obrigações. Quando estiver em pleno funcionamento, o sistema unificará o envio dos dados sobre trabalhadores para o governo federal e permitirá que as empresas prestem as informações uma única vez.

A transmissão será por meio eletrônico. Assim, não será preciso, fazer múltiplos envios de dados ao INSS, ao Ministério do Trabalho e ao Fisco, por exemplo.

O eSocial será adotado de maneira gradual. O governo ainda não divulgou um calendário oficial, mas ele será obrigatório para todas as empresas do País, incluindo os Microempreendedores Individuais (MEIs).

Até agosto deste ano, de acordo com o governo, deve ser lançado um manual para orientar a inclusão dos dados dos trabalhadores. O projeto do eSocial tem participação da Receita Federal, Previdência Social, Ministério do Trabalho e Emprego e do Conselho Curador do FGTS.

 

Fonte: Jornal de Negócios, Sebrae-SP

 






<< Voltar