Ligue!
19 3802.2020

Evitando transtornos com marcas e patentes

Somente o registro garante a propriedade de uma marca e seu uso exclusivo dentro do território nacional. Registrar uma marca ou patentear  um produto (invenção), portanto, é decisivo para a segurança da empresa, evitando a concorrência desleal.

A ACE Holambra mantém parceria com uma empresa especializada, a Vilage Marcas e Patentes, para assessorar os associados tanto na pesquisa/registro, quanto no recebimento de informações sobre o assunto.

Todos os associados podem utilizar o serviço, que é oferecido de duas formas:

  1. Consultivo, por atendimento telefônico e sem custo;
  2. Pesquisa/registro: com atendimento telefônico e depois pessoal. Nesse caso, um representante da Vilage atende o associado diretamente na Associação Comercial, sem que o empresário tenha que se deslocar para outras cidades. Serviço com custo diferenciado em relação ao mercado.

>> Havendo interesse, informe-se com a ACE pelo telefone 3802-2020 ou Whats App 9.9994-2711.

 

5 CURIOSIDADES SOBRE MARCAS E PATENTES

1. VOCÊ SABIA QUE É POSSÍVEL REGISTRAR MARCAS IDÊNTICAS?

As marcas são protegidas dentro do ramo de atuação de seu titular.  É possível registrar marcas idênticas, desde que em ramos totalmente diferentes. Há uma exceção para estes casos: as marcas consideradas de Alto Renome gozam de proteção em todas as classes marcárias, ou seja, em todos os ramos de atividade existentes.

 

2. QUAIS OS PRINCIPAIS RISCOS DE NÃO REGISTRAR A MARCA DA MINHA EMPRESA?

Não será assegurado o uso exclusivo de sua marca para identificar o ramo de atividade em que atua, poderá ocorrer o desvio de clientela, prejudicando os lucros de sua empresa, e terá que conviver com a concorrência desleal por parte de terceiros. Em alguns casos, pode ser obrigado a mudar a marca.

 

3. PESQUISE ANTES

Antes de utilizar ou requerer uma marca, o titular deve fazer uma pesquisa prévia, a fim de tomar conhecimento de possíveis anterioridades iguais ou semelhantes registradas por terceiros. Para isso, a empresa pode contar com a assessoria de uma empresa especializada.

 

4. A PESQUISA DE MARCA É OBRIGATÓRIA?

A pesquisa de marca não é obrigatória. No entanto, esta pesquisa informa sobre a existência de sinais marcários que, porventura, tenham sido requeridos ou registrados anteriormente e possam se tornar um obstáculo para o deferimento (aprovação) da marca.

 

5. QUAIS AS PRINCIPAIS ETAPAS DO REGISTRO DE MARCA?

As principais etapas do registro de marca são: depósito, publicação, deferimento e concessão do registro.

>> Veja mais em: https://www.vilage.com.br/servicos/marca/

 

 






<< Voltar