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Jan
06
2017
Como montar uma loja virtual
Uma loja virtual é um site que permite a venda através da Internet. Esse tipo de loja surgiu em meados dos anos 90 e é a face visível de uma verdadeira revolução no comércio, também é conhecida como comércio eletrônico. Na loja virtual não tem presença física nem do comprador, nem do vendedor; pois a relação ocorre entre um comprador e um sistema hospedado em um computador localizado em qualquer lugar do planeta. O ambiente da loja virtual permite ao administrador da loja fazer o cálculo automático de fretes, cadastro dos produtos e preços, e facilita ao cliente realizar o pagamento da sua compra.
O conceito de loja virtual pode ser definido, de forma simplificada, como um site na Internet com um software de gerenciamento de pedidos onde as empresas expõem e vendem seus produtos. Os clientes acessam o site de qualquer lugar, escolhem os produtos para aquisição, pagam através do sistema de pagamento que a loja virtual oferece e recebem estes produtos no local designado pelo comprador no ato da compra.
A criação de uma loja virtual é um processo relativamente simples e pode ser realizado pelo próprio empresário, desde que este possua conhecimentos de informática. Empresas especializadas em plataformas oferecem roteiros em seus sites que permitem a implantação e utilização dos softwares para construção da loja, com baixo nível de complexidade. No entanto, o mais comum é que o empresário contrate técnicos que assumam o encargo de preparar todo o processo e colocar a loja no ar, munidos de todos os recursos necessários.
Deve-se tomar o máximo de cuidado para que o serviço de hospedagem da loja virtual tenha alta disponibilidade e segurança, para que o sistema permaneça estável e a possibilidade de ataque ao portal seja dificultado ao máximo.
A infra-estrutura de hospedagem oferece também o recurso de “backup” para que as informações estejam sempre disponíveis e salvas de ataques.
Na maioria dos casos, em se tratando de lojas virtuais de pequeno e médio porte, esses serviços fazem parte do pacote terceirizado e ficam a cargo do provedor de acesso contratado.
Os meios de pagamentos de uma loja virtual são os mesmos disponíveis para as lojas físicas, conforme descrito abaixo:
- a. Boleto Bancário: Integrado com os bancos conveniados permite o pagamento e a liberação do pedido mediante a comprovação da liquidação;
- b. Transferência eletrônica: Interação em ambiente seguro com bancos credenciados;
- c. Financiamento: Liberação online de acordo com condições de financiamento negociadas junto a financeiras;
- d. Cartões de crédito: Representam a forma mais comum de pagamento, realizado através de integração entre a loja virtual e as administradoras, o que permite a efetivação da operação com o cartão e liberação imediata da compra. As operações com cartão de crédito permitem parcelamento e essas condições podem ser negociadas entre a loja e as administradoras de cartões.
Este documento não substitui a elaboração de um plano de negócio. Para elaborá-lo procure o Sebrae.
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Fonte: Sebrae